Espaço Hæresis de Seminário Geral: Ano de 2017

Seminário, livro 7, A Ética em psicanálise, Jacques Lacan (1959-1960)

 

Dentro das atividades técnicas propostas pela Associação Hæresis de Psicanálise teremos o Seminário Geral que será conduzido, de modo alternado, pelos seus três membros associados.

O Espaço Hæresis de Seminário Geral privilegiará a leitura de um texto do psicanalista Jacques Lacan, com articulação com o texto freudiano, e, também, com outros trabalhos de diferentes setores da cultura, quando houver essa demanda. Será semanal, com uma hora e trinta minutos, aos sábados, das 10:00 às 11:30 h, com datas previstas para 11, 18 e 25 de março, 01, 08 e 29 de abril, 06, 13, 20 e 27 de maio, 03, 10 e 24 de junho, 05, 12, 19 e 26 de agosto, 02, 16, 23 e 30 de setembro, 07, 21 e 28 de outubro e 04 e 25 de novembro.

Sobre esse Espaço de Seminário Geral, esperamos que a letra lacaniana circule entre todos os participantes. Para este primeiro ano, em convergência com a proposição da Associação, vamos trazer o Seminário de Jacques Lacan, Livro 7, A Ética em psicanálise, dos anos de 1959-1960, que nos permitirá colocar a trabalho a clínica, o fazer da psicanálise, as noções contemporâneas da psicopatologia, da moral, do dever e das impossibilidades de nosso fazer na experiência psicanalítica. Esse Seminário sucede as elaborações de Jacques Lacan sobre imaginário e simbólico (sucede como continuidade e não como substituição), em específico o Seminário sobre o “desejo” e antecede os seminários sobre a transferência, a identificação e a angústia, seminários onde Lacan, respectivamente, faz cair o amor ideal, a predicação imaginária e simbólica e nos apresenta o objeto a. Ou seja, nesse Seminário sobre a Ética, Jacques Lacan fará elaborações em torno do que nos causa, chegando ao Real: a experiência psicanalítica é uma experiência atravessada pelo Real. Elaboração que terá efeitos pelos próximos vinte anos na obra do psicanalista francês. Cada um dará o tom de sua leitura e nos colocaremos na escuta dessa leitura. Ainda, importante destacar que é um texto que impõe o diálogo com textos como O Eu e o Id, de Sigmund Freud, Antígona, de Sófocles, Sade com Kant, de Jacques Lacan, e as obras do Marquês de Sade.

É interessante que materiais como filmes e obras de arte [contemporâneas], e casos clínicos, nos ajudaram a ler esse Seminário. Ainda, serão sugeridas leituras complementares como obras filosóficas de Kant, o trabalho de Alain Badiou, Ética: um ensaio sobre a consciência do mal, os trabalhos de Vladimir Safatle, O grande Hotel: Abismo e o Dever se seus impasses, que abordar a ética.